APLICAÇÃO DOS CONCEITOS MECÂNICOS DA ILUMINÂNCIA E ERGONOMIA VISUAL NO AMBIENTE ACADÊMICO

Letícia P. Guimarães, Meinhard Sesselmann, Wellingtania D. Dias

Resumo


O processo de aprendizagem e o consequente desempenho do aluno são diretamente influenciados pelas características físicas do ambiente em que estão inseridos e, a partir dessa premissa, este trabalho é justificado com base na experiência do próprio autor, o qual é o indivíduo diretamente afetado pelas condições atuais em que ela se encontra. O objetivo do estudo foi pesquisar e utilizar a literatura, normas regulatórias, aplicação de questionário estruturado e conhecimentos prévios adquiridos no curso de engenharia mecânica, reajustá-lo e, assim, oferecer uma alternativa que visa garantir o melhor conforto de iluminação, visual e ergonômica para alunos. Assim, este estudo, realizado nas salas de aula do bloco 4 da Escola de Engenharia - EE da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, teve como primeiro objetivo propor a adequação ergonômica da iluminação (níveis de iluminação) desses salas de aula. Ao final deste estudo, pode-se concluir com base em estudos anteriores, observando a não padronização da iluminação no ambiente proposto, o desenvolvimento de um novo layout de iluminação, de acordo com a legislação vigente (NR-17 e NBR ISO / CIE 8995 -1).

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