COMBUSTÃVEIS ALTERNATIVOS PARA AVIAÇÃO

Leonardo Plácido Ribeiro Sousa

Resumo


Neste trabalho foram realizados testes em um motor turbo-jato de subescala (ou de bancada), em que etanol, metil éster de soja e bio-óleo de milho foram misturados ao querosene de aviação. As adições dos combustíveis alternativos ao querosene tiveram as proporções volumétricas de 10% e 20%. No motor não foi feita nenhuma alteração estrutural e medidas de desempenho foram feitas para verificar qual das misturas melhor se adequa para uso em motores de aviação. Os testes de queima das misturas foram realizados em cinco regimes de funcionamento: 10, 25, 50, 75 e 85% do empuxo máximo gerado pelo motor turbo-jato. Também foram investigadas as emissões dos gases de combustão produzidos, em que emissões de partículas de óxidos de enxofre, monóxido de carbono, hidrocarbonetos poli aromáticos, material particulado, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, foram determinadas e a percentagem de gás oxigênio por metro cúbico de ar foi calculada.

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