ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS DIMENSÕES DO PISTÃO DESLOCADOR NOS PARÂMETROS DE DESEMPENHO DE UM MOTOR STIRLING DO TIPO BETA

Bryan Castro Caetano

Resumo


Os motores Stirling tem ganhado atualmente um grande espaço no mercado da geração de energia elétrica devido ao fato de serem motores de combustão externa de construção mais simples, por alcançarem rendimentos térmicos superiores a grande maioria dos motores térmicos e por permitirem o uso de uma grande quantidade de fontes de calor, sejam elas, de matriz sólida, líquida, gasosa ou radiação solar. Atualmente, observa-se a existência de motores Stirling de aquecimento solar que usam concentradores para focar a energia térmica proveniente do sol na câmara quente do motor, contribuindo assim na geração de uma energia com menores impactos no meio ambiente. Por motivo desta grande demanda construtiva, precisa-se da realização de pesquisas que permitam determinar o impacto no desempenho do motor devido a diferentes fatores que impactam o mesmo. Neste trabalho avalia-se a influência da folga existente entre o pistão deslocador e o cilindro principal nos parâmetros relevantes de projeto do motor (potência, torque, eficiência térmica, rotação e diferencial de temperaturas das câmaras). O desempenho do motor é testado usando ar a pressão atmosférica como fluido de trabalho, um queimador de GLP (gás liquefeito do petróleo) como fonte de calor externa e um sistema de arrefecimento de aletas com convecção forçada a água. Finalmente, é realizada uma comparação experimental dos parâmetros coletados visando-se o desenvolvimento de uma metodologia

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