INCIDÊNCIA DAS CARACTERÃSTICAS DE INJEÇÃO DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO NA EFICIÊNCIA DE UM TURBOCOMPRESSOR COM MANCAL DE FILME FLUIDO

Giovanni F Giudice

Resumo


O turbocompressor vem sendo cada vez mais utilizado nos veículos, já que proporciona o aumento da eficiência volumétrica do motor. A precisão deste aumento está altamente ligada à necessidade de se fazer uma adequada compatibilidade entre ele e o motor, o que torna necessário realizar estudos detalhados das características deste sistema. A maioria dos turbocompressores atuais utiliza sistema de lubrificação a óleo, com mancais radiais e axiais de filme fluido, onde a compreensão das perdas por atrito nestes mancais é essencial para determinar o comportamento e a eficiência mecânica do sistema. Por isso, este estudo tem por objetivo relacionar as características de injeção do sistema de lubrificação com as perdas por atrito nos mancais de um turbocompressor automotivo de mediano porte operando a frio e em baixas rotações. O estudo foi baseado em resultados experimentais obtidos no banco de fluxo do Laboratório de Turbocompressores do Centro de Tecnologia da Mobilidade-CTM da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho consistiu em medições, em regime de operação quase-adiabático, da variação da pressão e da temperatura do óleo lubrificante, correlacionando-os com a variação da entalpia do óleo. Com base nos dados coletados foi possível estabelecer uma relação quantitativa entre a potência do atrito e as propriedades do fluido lubrificante. Este artigo detalhou as características de funcionamento do sistema de lubrificação que determinam as menores perdas possíveis devido à fricção e consequentemente um aumento na eficiência do turbocompressor.

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