ESTUDO DO NÃVEL DE VIBRAÇÃO DE UM MOTOR CICLO DIESEL MONOCILÃNDRICO NA COMBUSTÃO DO DIESEL E BIODIESEL ATRAVÉS DA ANÃLISE DE WAVELET

André Lucas Moisés Lacerda

Resumo


A preocupação global com as altas taxas de produção de gases poluentes causadores do efeito estufa é altamente justificável quando o aumento da frota de veículos movidos a combustíveis derivados de petróleo, matriz energética não renovável, é analisado. No Brasil, a intensa dependência da malha rodoviária para transporte de cargas e passageiros faz com que o diesel seja o combustível mais consumido nacionalmente. Uma das soluções já difundidas para a diminuição das emissões poluentes deste combustível é a utilização da biomassa, uma fonte renovável, para fabricação de um óleo de características semelhantes ao diesel, chamado biodiesel. Os estudos acerca do biodiesel são extensos no meio acadêmico, atingindo resultados que comprovam que este fluido pode substituir frações do diesel sem provocar grandes alterações no desempenho do motor, além de oferecer uma queima mais limpa. Porém, estudos sobre o comportamento dinâmico da máquina na combustão do biodiesel são escassos. O objetivo deste trabalho é a determinação e comparação dos níveis de vibração de um motor ciclo Diesel monocilíndrico trabalhando com biodiesel B100 e diesel A S1800, através da técnica de processamento de sinais análise de wavelet aplicada a sinais de vibração. O motor foi testado com ambos os combustíveis em três rotações: 1500, 2000 e 3000 rpm. Os sinais de vibração foram coletados durante estes testes e analisados através da Transformada de Wavelet Packet. Os resultados mostram que o motor tem comportamento dinâmico muito semelhante nas combustões do diesel e do biodiesel. Além disso, mostram que a análise de wavelet é uma ferramenta eficiente para o processamento de sinais de vibração.


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