RECUPERAÇÃO E COMISSIONAMENTO DE UM GRUPO-GERADOR A DIESEL MODELO YANMAR – 4TNV88 – GGE DE 20 KVA.

A O Conceição

Resumo


No Brasil, em especial no norte do país, os motores diesel possuem uma diversidade de aplicações, seja nos transportes, na geração de energia, extração de minérios, etc. Sendo assim, sua manutenção corretiva viabiliza sua reutilização por diversas vezes. Este trabalho busca analisar a recuperação de dois grupos geradores YANMAR 4TV88 – GGE de 20 kVA, chamados neste trabalho de B1 e B2, utilizados no LABMOTOR (Laboratório de Motores da UFPA), em projetos anteriores de pesquisa utilizando como principal fonte de combustível o biodiesel, onde os motores encontravam-se completamente desmontados e avariados. Neste contexto a recuperação de um grupo gerador se torna uma questão de viabilidade econômica, onde o mesmo que estava inoperante e depreciando no laboratório será recuperado custando cerca de 10% ou menos que um grupo-gerador novo. No processo de recuperação dos grupos geradores B1 e B2, um deles está em operação (B1) e outro (B2) foi completamente desmontado, e uma análise dimensional nos componentes internos do motor, tais como: árvore de manivelas, comando de válvulas, pistões, camisas, bielas, cabeçote e tuchos foi realizada, e constatado que estavam conforme padrão descrito pelo manual do fabricante do motor e poderiam ser remontados. Desta maneira, o grupo gerador B2 cedeu suas peças ao B1 como forma de viabilizar a recuperação do mesmo. E como forma de validar a recuperação dos grupos geradores foi feita a simulação numérica no programa AVL BOOST, programa de computador que viabiliza recriar condições operacionais do motor, comparando os resultados da simulação com os obtidos no motor em operação no LABMOTOR a plena carga. Assim, se objetivou verificar, se o mesmo voltou aos padrões normais de funcionamento descrito pelo fabricante, comissionando com obtenção de potência efetiva, consumo específico, torque, pressão média efetiva e temperatura. Os resultados obtidos foram um grupo gerador em estado operacional e com todos seus componentes instalados e funcionando, a instrumentação do motor completa onde é possível medir consumo de combustível, temperatura do motor, temperatura dos gases de escape e potência elétrica e o grupo gerador está à disposição do LABMOTOR para estudo de motores a combustão interna e realização de testes.

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