INFLUÊNCIA DA PRÉ-ROTAÇÃO EM FENÔMENO DE SOBRECARGA NO TURBOCOMPRESSOR

C M. A Paixão

Resumo


A turboalimentação é uma das técnicas utilizada para melhorar o desempenho de motores. Este método é eficiente, no entanto, tem grandes desvantagens para os pontos de operação em baixa vazão mássica. Com efeito, quando a vazão de massa na entrada do turbocompressor é muito baixa, o fenômeno de sobrecarga (surge) aparece, o que pode levar ao dano do turbocompressor e do circuito a ele associado. Estudos anteriores têm proposto soluções para expandir a zona de funcionamento do turbocompressor e retardar o aparecimento da sobrecarga através da utilização, por exemplo, da pré-rotação (Swirl Generator Device, SGD). Ao instalar um sistema SGD na entrada do turbocompressor, é possível expandir o limite de sobrecarga, no caso de uma pré-rotação positiva e negativa. No caso de uma pré-rotação positiva, a taxa de compressão e o rendimento do turbocompressor podem aumentar. No presente estudo, propomos medir os efeitos da pré-rotação sobre o funcionamento do turbocompressor até a área de sobrecarga. Este trabalho apresenta alguns resultados experimentais para estudar as instabilidades de sobrecarga quando se utiliza uma pré-rotação a montante do turbocompressor.

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